Exxon, maior fabricante de petróleo, tem procurado vento e energia solar

Exxon, maior fabricante de petróleo, tem procurado vento e energia solar

A maior companhia de petróleo dos EUA enviou um pedido de propostas com um prazo de 8 de junho, convidando fornecedores de energia solar ou eólica para lançar contratos que durariam 12, 15 ou 20 anos, segundo um documento obtido pela Bloomberg e pessoas com conhecimento que não perguntaram ser nomeado discutindo assuntos confidenciais.

A Exxon Mobil Corp tem procurado comprar energia renovável para entrega no Texas, segundo pessoas a par do assunto.

A maior companhia de petróleo dos EUA enviou um pedido de propostas com um prazo de 8 de junho, convidando fornecedores de energia solar ou eólica para lançar contratos que durariam 12, 15 ou 20 anos, segundo um documento obtido pela Bloomberg e pessoas com conhecimento que não perguntaram ser nomeado discutindo assuntos confidenciais. A Exxon, com sede em Irving, no Texas, está buscando pelo menos 100 megawatts e consideraria propostas para mais de 250 megawatts.

“Eu nunca vi uma empresa de petróleo e gás fazendo um PPA corporativo em qualquer lugar perto desse tamanho”, disse Kyle Harrison, analista da Bloomberg NEF, com sede em Nova York, referindo-se aos contratos de compra de energia usados ​​para comprar eletricidade. “Se você está vendo as maiores empresas de petróleo e gás saindo e fazendo investimentos em energia limpa, isso mostra que as energias renováveis ​​são competitivas em custo. Isso pode ser uma maneira de mostrar um compromisso com a sustentabilidade sem sofrer economicamente ”.

Não está claro se a Exxon chegou a um acordo com qualquer fornecedor para comprar este poder, nem se estava buscando a eletricidade para seu próprio uso. Se um acordo for alcançado, ele poderá mais do que dobrar os 84 megawatts que outras companhias de petróleo e gás formaram por meio de contratos de compra de energia a longo prazo, segundo a BNEF.

“Avaliamos continuamente as oportunidades de fornecer energia para nossas instalações”, disse o porta-voz da Exxon, Scott Silvestri, por e-mail.

Rockefeller Mantra

A Exxon tem demorado a acompanhar rivais da Big Oil, como a Royal Dutch Shell Plc e a BP Plc, em tecnologias de energia renovável. Embora o diretor executivo, Darren Woods, reconheça o “risco da mudança climática” e esteja testando se o biocombustível produzido a partir de alga pode funcionar em escala industrial, ele disse no início do ano que os investimentos da empresa seguirão o valor do magnata do petróleo John D. Rockefeller. O que você sabe mantra.

Mas à medida que o preço da energia renovável diminui, a empresa pode ver o valor de consumir energia eólica ou solar, mesmo que evite produzir esse tipo de energia. O Texas é o maior estado norte-americano produtor de energia eólica, com os preços da energia ocasionalmente negativos em dias de vento, e a energia solar é mais barata que o carvão em muitas partes do mundo.

O número de empresas contratadas para comprar energia renovável continua a se expandir. Excluindo serviços públicos, empresas e agências concordaram em comprar 7,2 gigawatts de energia limpa em todo o mundo até julho, quebrando o recorde de 5,4 gigawatts para todo o ano de 2017, de acordo com a BNEF.

“É bom vê-los mergulhando o dedo do pé na água, mas teremos que esperar para ver se eles põem o pé na água”, disse Amy Myers Jaffe, pesquisadora sênior de energia e meio ambiente do Conselho de Relações Exteriores. Em Nova Iorque.

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Rolar para cima